Image Map

sábado, 14 de setembro de 2013

TRISTE REALIDADE DA ARBITRAGEM ALAGOANA

Encontrei este depoimento na página social de um ex-árbitro da Federação Alagoana de Futebol, Paulo Luis Pereira(foto abaixo). Apesar de está fora da arbitragem desde 2007, justamente quando esta Comissão assumiu, em suas palavras mostra-se que esta antenado com a triste realidade do trabalho que esta sendo feito na CEAF-AL.

Acompanhem o texto do ex-árbitro:

Pros meus amigos árbitros e para minha nobre CEAF:

Tenho que comentar algumas coisas que vejo nas partidas amadoras como profissionais. Acho que tanto no amador como na segundona é preciso um pouco de calma na hora de lançar novos talentos sem queimar etapas, é preciso lança-los aos poucos principalmente vendo os mais antigos e experientes trabalharem, pois ao observar se aprende muito, inclusive a como se comportar dentro de campo. 
Eu quando fui árbitro de futebol aprendi muita coisa vendo árbitros como Rosivaldo Aureliano, Sivaldo Silva, Jorge Luiz e com o próprio presidente da Ceaf Hércules Martins da Silva que também foi uma das pessoas que me ajudaram a aprender na arbitragem. 
Querido presidente da Ceaf estive observando alguns jogos da turma nova notando que os mesmos são bons árbitros só que não tem tanta maturidade pra assumir certos jogos. E que vai chegar o momento deles, só que não é ainda agora. Hoje estive em Muricy e vendo a partida entra São Domingos e FF Sports  vi dois assistentes seguros e um arbitro central perdido em campo tecnicamente e disciplinarmente , quase que o senhor Francisco Ferro infarta com um tiro penal claríssimo não dado para sua equipe. Notei que ele é uma pessoa super tranquila pois em nenhum momento foi la cobrar ou importunar a arbitragem. 
Acho que meu amigo presidente da Ceaf precisa observar os jogos dos garotos seja no amador ou no profissional. Alias, voltando a lembrar, no amador jogo CRB e São Domingos vi um trio de futuro só que deixando a desejar na parte disciplinar principalmente faltando adotar um mesmo critério para os dois times e observar os critérios de imprudência, ação temerária e uso excessivo de força adequadamente. 
Existe no quadro da ceaf árbitros muito bons e com experiência como George George Alves Feitoza, Charles Hebert FerreiraSilvio AcioliFlávio Feijó de Omena e outros que podem ajudar muito essa turma nova no processo de amadurecimento da turma nova, ensinando como proceder no campo de jogo.
Isso que escrevi é apenas uma mera opinião de alguém que é apaixonado por arbitragem e que vibra quando ela sai sem ser notada pelas equipes. 
Um abraço a todos os meus ex-companheiros e nossa nobre comissão.

Essa é a atual realidade da arbitragem alagoana.
Muita gente está vendo o que está acontecendo, uma renovação forçada, busca pelo ego formador que queima etapas e persegue árbitros.
Ainda bem que não é só eu que estou antenado na arbitragem de Alagoas.
Os jovens queimam etapas e os mais velhos se desmotivam.
O amador é a escola do arbitro, se ninguém vê ninguém corrige, e a garotada chega perdida no profissional. Tenho dito isso a muito tempo.
Mas a CEAF faz ouvido de mercador e não acompanha o amador.

É uma pena, pois considero o grupo de Alagoas , um grupo de alto nível. Enquanto a CBF preza pela experiência. Alguma coisa esta errada.

Ainda bem que não é só eu que estou antenado na arbitragem alagoana. Mas na imprensa alagoana só eu tenho coragem de falar. Este é o meu dever.

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário