Image Map

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PROFESSORA ELIANE DE LIMA INSTRUTORA DA CBF EM ALAGOAS FALA DE COMO ESTÁ A PARTE FÍSICA DA ARBITRAGEM ALAGOANA

Foto:Arquivo pessoal da Professora Eliane de Lima
O futebol mundial está cada vez mais moderno e a arbitragem não pode ficar atrás, principalmente na parte física, pois o jogo hoje exige muito mais fisicamente dos atletas do que tecnicamente, e não poderia ser diferente para os árbitros e assistentes. 
Aqui em Alagoas a parte física dos nossos árbitros é comandada pela Instrutura da CBF em AL, Eliane de Lima e sua equipe.  E é justamente com a Professora Eliane que vamos saber como anda a preparação física dos "homens e mulheres de preto" do nosso Estado em um bate papo que esclarece exatamente como eles se preparam durante uma temporada e em seu inicio:

Vamos então ao bate papo com a Professora Eliane de Lima.
01- Em um contexto geral da parte física dos nossos árbitros, podemos dizer que a temporada 2014 foi satisfatória para arbitragem alagoana?
Em se tratando no Pilar  Físico posso afirmar que o curso para instrutores nacionais que aconteceu em Campos de Jordão em Abril de 2014, contribuiu muito para nossa evolução tanto na parte de treinos específicos como no comprometimento para com os árbitros, respondendo sua pergunta considero sim que houve uma melhora satisfatória porque eles têm apresentado nos testes físicos mais condições de aprovação, estão mais preparados, pois tivemos mais participação ativa e maior volume de treinamentos, o que nos anos anteriores tínhamos muitas dificuldades para reunir o grupo para treinos específicos.

02- Quais os principais trabalhos físicos realizados este ano pela sua empresa com os árbitros de AL?
Por orientação da CBF no curso, demos muita ênfase nos simulados dos testes Yoyo e Ariet, testes que serão futuramente substituídos pelos testes atuais de 40 mts e 150 mts, mas também aconteceram vários treinos em campo, areia e pista específicos para melhora das valências de força resistência, flexibilidade, potência, coordenação sempre usando movimentos similares aos utilizados nas suas respectivas funções quando na atuação em campo e sempre procurando trabalhar dentro dos protocolos de treinos propostos pela CBF no curso e em material impresso que recebemos.

03- Como a senhora vê o perfil físico do grupo?
Com muita luta estamos mudando o comportamento para o hábito de treinamento que antes só faziam corridas e agora eles tem a noção da importância de se trabalhar todas as valências, estão bem mais participativos e se preocupam em apresentar resultados, me procuram mais me deixam mais inteirada sobre a situação que se encontram. Realmente uma mudança de comportamento. E fisicamente pelo que acompanho nas avaliações apresentam resultados mais positivos, menos lesões, menos reclamações...

04- Quais os seus projetos para a arbitragem de 2015?
Procurar ter horários fixos de treinamentos semanais e não mensais, fazer um trabalho multidisciplinar, se possível com uma nutricionista e uma psicóloga esportiva que inclusive vou sugerir para a federação e fazer um trabalho de assessoria em campo ou seja assistir a atuação dos árbitros em campo e avaliar a situação física no decorrer do jogo.

05- O Teste Físico Dos árbitros de Alagoas será em Recife, pois não temos uma pista adequada aqui no nosso Estado, isso facilita a aprovação dos nossos árbitros, por se tratar de uma pista perfeita para a prática do atletismo?
Com certeza e até melhora nos resultados porque treinam em pista ruim e fazem teste numa pista adequada, por isso acontece uma aprovação de 100%.

06 - Há quanto tempo a sua empresa cuida da preparação física dos nossos árbitros? Existe um contrato firmado com a CEAF/FAF?
Recebemos o convite em 2011, portanto 3 anos, o contrato é anual.

07- Qual a sua formação profissional? E em que ano passou a ser instrutora física da CBF?
Sou formada em Educação Física pela (UEL): Universidade Estadual de Londrina - Pr. Tenho especialização em Avaliação da Performance Motora pela UEL e especialização em Fisiologia do Exercício pela faculdade Espírita de Curitiba- Pr. Já faço avaliação antropométrica nos árbitros desde 2007 mas sou Instrutora Física desde  2011.

Conversamos com a Professora Eliane de Lima, principal responsável pela preparação e acompanhamento físico dos árbitros alagoanos, para que o amigo internauta fique por dentro de como os nossos "homens e mulheres de preto" se preparam para uma temporada. É o Notícia na Mira lado a lado da arbitragem alagoana.
Parte da Equipe Avalie junto a Professora Eliane
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário