Image Map

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PARTE III – A MORAL, A DECÊNCIA E A DEMOCRACIA DA ARBITRAGEM ALAGOANA ESTÃO POR UM FIO

Analisando os últimos acontecimentos da arbitragem alagoana resolvi fazer um único post com três tópicos para colocar a disposição do leitor do NM o que realmente esta acontecendo nestes bastidores sórdidos da arbitragem de Alagoas.
Primeira Baixa do Campeonato Alagoano de 2015
O Árbitro George Alves Feitoza (42 anos, eleito o Melhor Árbitro de Alagoas nos anos: 2011 e 2013) está fora do Campeonato Alagoano de 2015. Não que o Árbitro não queira participar. Pelo contrário, o George Feitoza vem treinando diariamente com o objetivo de participar do certame, mas está sendo descartado pela Comissão Estadual de Arbitragem. Na tarde de ontem na FAF a CEAF/AL divulgou os nomes dos árbitros do Campeonato Alagoano para 2015 e o George Feitoza não aparece entre os 15 selecionados.
No certame deste ano o George Feitoza teve uma participação apagada, discreta com a menor quantidade de jogos em todos os Campeonatos do qual participou.
Mas por qual motivo isso vem acontecendo? Por que descartar um Árbitro que tem potencial técnico e é visto por muitos como o melhor Árbitro de Alagoas, superando até o Ex-FIFA Francisco Carlos do Nascimento (Chicão)?
É exatamente aí que está o problema! A qualidade do Árbitro George Feitoza incomoda alguns árbitros dentro da FAF. É uma questão de ciúmes, falta de profissionalismo e companheirismo por parte de alguns árbitros. É uma questão pessoal. Você deve está se perguntando, e o Presidente da CEAF/AL, não faz nada?
Faz! Mas faz exatamente para excluir o George Feitoza do grupo, atendendo ao grupo dos árbitros ciumentos numa troca de favores. O Presidente faz o que este grupo quer e em troca recebe o apoio para se manter no cargo. Simples assim.
A tática utilizada para descartar o George Feitoza: A CEAF/AL realizou um “Treinamento Pegadinha”. Marcou um treinamento para alguns árbitros no Estádio Rei Pelé (Yo Yo Test) informando que não se preocupassem com o tempo e o número de voltas, ficassem à vontade. Alguns árbitros foram saindo do treinamento porque já acreditavam ter realizado o treinamento, entre eles o Árbitro George Feitoza. Pasmem! Estes que saíram primeiro foram considerados REPROVADOS. Só tomaram conhecimento ontem a tarde na FAF, caraterizando um desrespeito total, falta de profissionalismo, eu diria até que se caracteriza como assédio moral.
É DEPLORÁVEL TODA ESTA SITUAÇÃO! É ESSA A MODERNIZAÇÃO DA ARBITRAGEM ALAGOANA TÃO CANTADA E FESTEJADA POR ALGUNS COMPANHEIROS DE IMPRENSA?
Os Árbitros Alagoanos que podem entrar para a RENAF
Na mesma reunião realizada na tarde de ontem na FAF, a CEAF/AL divulgou os nomes dos novos Árbitros e Assistentes que são candidatos para entrarem na RENAF/2015 (Relação Nacional de Árbitros de Futebol – CBF). Entram no quadro:
  • Árbitro: Denis Serafim na vaga deixada pelo Árbitro Flávio Feijó de Omena, 
  • Assistente Masculino: Lennon McCartney na vaga deixada pelo Assistente Carlos Jorge Titara ( O detalhe é que o jovem Lennon está retornando em 2015. O mesmo fazia parte do quadro, mas sem nenhuma explicação foi retirado do quadro).
  • Assistente Feminino: Brígida no lugar da Maria de Fátima (A saída de Maria de Fátima da CBF é uma retaliação porque a mesma se recusa a rezar pela cartilha do grupo pró comissão).
Denis Serafim, Lennon McCartney Farias e Brigida Cirilo, os três postulantes a CBF em 2015.
É importante destacar que esses que estão entrando para o quadro da RENAF passaram apenas pela primeira etapa da seleção. A segunda etapa é serem aprovados pela Corregedoria onde se comprova a veracidade de toda documentação e informação apresentada pelos postulantes aos cargos (com certeza esta vai ser a parte mais difícil, pois não dependem das manobras feitas aqui em Alagoas) e a terceira e última etapa será um teste físico realizado em março de 2015 pela CBF.
O Notícia na Mira deseja sucesso aos novos candidatos ao quadro da CBF. 
Boa sorte!
Legislando em causa própria?
A charge foi retirada de uma matéria do site APITO NACIONAL em 2012.
 que tinha como título QUE REI SOU EU?
Circula entre um pequeno grupo de Árbitros uma terceira lista para recolhimento de assinaturas. Terceira lista? Sim! A primeira foi para antecipar as eleições no SINDAFAL (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Alagoas), a segunda para pleitear a dispensa de um grupinho de árbitros dos testes físicos e a terceira agora é para solicitar ao Presidente da FAF/AL (Sr. Gustavo Feijó) a permanência dos componentes da CEAF/AL.
O Argumento é que esta comissão está realizando um trabalho espetacular. Até aí não há problema nenhum, a questão é que muitos árbitros estão sendo coagidos a assinarem esta lista. A tática é a seguinte: Ligavam para os árbitros pedindo o “apoio” para eles assinarem a lista de dispensa do teste físico que terminou nem acontecendo, em mais uma manobra da arbitragem alagoana. O árbitro concordava em assinar, aí um ex-árbitro assistente da CBF e outro recém chegado no quadro se deslocavam para as suas residências em um carro que pertence a um órgão público do município de Maceió . Já na casa do árbitro eram lhes apresentadas as três listas, o árbitro ficava surpreso. Aí vem o grande argumento para que os árbitros assinassem a tal lista: " Quem não assinar a lista, está fora das escalas da CEAF e o Presidente Gustavo Feijó está com a gente".  Como já adiantamos na primeira matéria sobre as listas que circulam nos bastidores da arbitragem alagoana.
O "grupinho" da comissão tem se cercado por todos os lados para tentar conseguir se manter no poder. Além da lista, foi criado, um Grupo do WhatsAap por um árbitro influente e líder da bancada do Presidente da CEAF, com a seguinte denominação: APOIO À COMISSÃO. 
Por coincidência, ou não, automaticamente o Presidente da CEAF desativou o grupo do WhatsAap oficial da CEAF/AL para beneficiar os criadores deste grupo, incentivando ainda mais o RACHA que vive está categoria aqui em Alagoas.
Do jeito que caminha a arbitragem alagoana neste final de ano, temo como serão as atuações das COBRAS E DOS GATOS no campeonato local , pois o pilar mental de todos está totalmente afastado dos campos. O mês de dezembro que deveria ser um mês festivo e de treinamentos, se transforma numa guerra fria e suja.
Acho que em vez de alguns companheiros de imprensa estarem citando a “MODERNIZAÇÃO DA ARBITRAGEM ALAGOANA”, eu prefiro citar neste momento: a “INTERVENÇÃO NA ARBITRAGEM ALAGOANA”, pois a premissa no momento é de que o poder detém a razão, e ninguém pensa mais na arbitragem, na federação e no campeonato. 
SALVEM-SE QUEM PUDER!
APOIO: 

2 comentários:

  1. Dakson Pereira2/12/14

    Isso tudo, caro blogueiro, é muito sério. Tá na hora disso tudo ser investigado pela Procuradoria do TJD e pelo Ministério Público Estadual.

    ResponderExcluir
  2. Luciano Mota2/12/14

    Acho melhor a PF intervir, sugiro a OPERAÇÃO APITO LIMPO.

    ResponderExcluir